segunda-feira, 3 de maio de 2010

Desentupindo o ralo


Desentupir um ralo pode parecer uma tarefa complicada mas não é. Em geral é um problema que pode ser resolvido com certa facilidade. Para entender melhor o que pode estar acontecendo, é importante que você conheça um pouco do funcionamento do equipamento hidráulico de sua casa.

O sistema de esgotamento sanitário de um banheiro tem um ralo central, localizado no próprio banheiro, que coleta a água servida de todos os equipamentos do banheiro, exceto do vaso sanitário (pias, chuveiro, banheira, etc.). Todos os ralos, sirvam eles a banheiros, cozinha, área de serviço, ou mesmo a terraços, possuem um sistema de proteção que evita que detritos maiores caiam em seu interior, entupindo-os. Esta proteção é feita por grelhas de metal ou plástico e por um sistema de sifão, instalado em seu interior. Mesmo com essa proteção, pode ser que um ralo sifonado venha a entupir, mais cedo ou mais tarde, devido à presença de corpos estranhos que vedem a passagem da água pela tubulação (cabelos, resíduos de sabonete, grampos, e outros pequenos objetos que podem cair no ralo da pia ou do chuveiro, por exemplo). Outra informação importante é que em toda a tubulação de saída de água da pia e lavatório, haverá sempre um sifão em PVC ou metal para impedir o entupimento da tubulação de águas servidas que vai da pia ou lavatório até o ralo central sifonado.

Para desentupir o ralo, siga estes procedimentos:

1. Usando um desentupidor de ralos: coloque sua ventosa diretamente sobre o ralo (da pia, do chuveiro, da banheira, etc.), abra a torneira, deixe a água acumular um pouco, cobrindo a borracha do desentupidor e bombeie para baixo e para cima, segurando em seu cabo, até notar que a sujeira está sendo liberada do ralo.

2. Verifique se a água corre normalmente. Caso contrário, insista mais um pouco, para tentar liberar a sujeira restante. Mas lembre-se: este procedimento não deve ser executado com muita força, pois pode forçar as juntas do encanamento, provocando um problema maior ainda.

3. Se o problema não for resolvido, o próximo passo é limpar o sifão (no caso de pias e lavatórios). Existem vários tipos de sifão, de metal ou de plástico, com cotovelo, em forma de "U", etc. Como o entupimento pode estar na curva, ele deve ser aberto ou retirado, dependendo do tipo. Para iniciar essa operação, coloque um balde ou uma bacia embaixo do mesmo, para conter a água que fica acumulada no sifão.

4. Sifões em forma de "U" devem ser retirados por inteiro, soltando-se as braçadeiras de suas duas extremidades. Limpe o sifão e aproveite para limpar o cano que liga o ralo da pia ao sifão . Usando um arame grosso e flexível, com uma bucha na ponta, remexa pelo cano e retire toda a sujeira. Cuidado para não danificar as peças de plástico. Recoloque o sifão, atarrachando as braçadeiras.

5. Sifões em forma de cotovelo têm uma espécie de copo no fundo. Esta peça deve ser desatarrachada e retirada, para facilitar a limpeza (é nela que os resíduos ficam retidos). Limpe também o cano e recoloque o copo. Se for preciso, utilize fita de vedação para preencher eventuais falhas na rosca e assegurar maior vedação. Se, por acaso, o seu sifão for de chumbo, tome cuidado para não entortá-lo ao soltar a rosca.

6. Se o problema não for resolvido com os procedimentos anteriores, deve-se limpar o ralo central. Retire a grelha e, usando luvas de borracha, retire os resíduos e corpos estranhos. No ralo sifonado, existe um tampão sobre o sifão. Caso haja necessidade de retirá-lo para limpeza, não esqueça de colocá-lo novamente. A sua falta permitirá a entrada de odores provenientes da coluna de esgoto primário.

7. Se, ainda assim, o problema não for resolvido, o próximo passo pode ser a aplicação de algum produto desentupidor de pias (em geral, soda cáustica), que pode ser facilmente encontrado. Retire a água parada e adicione, no ralo, a quantidade recomendada do produto. Se não quiser usar soda cáustica, vá para o passo 10.

8. Como esses produtos geralmente são perigosos, siga rigorosamente as instruções do fabricante. Para manuseá-los utilize sempre luvas e óculos de proteção. Antes de sua utilização, é recomendado ler os alertas apresentados na página específica (clique aqui) do site da Universidade Estadual Paulista.

9. Caso tenha usado um produto desentupidor de pias como descrito nos passos 7 e 8 e, mesmo assim, não tenha tido sucesso no desentupimento, você terá que tentar retirar o produto restante com muito cuidado, usando sempre luvas e óculos protetores, para só então, passar para o passo 10.

10. Se, apesar de todas as tentativas anteriores, o entupimento não for eliminado, é recomendável chamar um técnico especializado. Se você não conhece um bom encanador, consulte as lojas especializadas, pois elas costumam manter um cadastro de técnicos experientes. Exija sempre referências do encanador escolhido, e consulte pelo menos duas pessoas que tenham contratado os seus serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário