segunda-feira, 3 de maio de 2010

Decoração para ambientes pequenos


Os apartamentos estão cada vez menores. Para decorá-los, é preciso cada vez mais criatividade para atender nossas necessidades nos espaços pequenos sem abrir mão do conforto e bom gosto.

Antes de comprar os móveis, você deve pensar qual é o tamanho da sua sala e se ela tem espaço suficiente para que você passe por ela sem esbarrar em nada, se a luminosidade é boa, se os objetos ficam à sua mão e se existem objetos além da conta.

Um ponto importante é a distância que a televisão fica do sofá logo à frente. O padrão para uma TV de 29' é ficar distante três metros do sofá. Mas se sua sala não tem tamanho suficiente para isso, o certo seria ter uma TV menor. Use sempre o bom senso. Se a sala for grande, saiba que a área de trabalho deve ficar mais distante da rotina doméstica. Estantes e arquivos próximos à mesa e limite, ao máximo, objetos de decoração.

Dicas para otimizar o espaço

Medidas
A primeira indicação é ter um área para circulação, com móveis bem dimensionados e bem distribuídos. Você pode marcar as medidas dos móveis com fita crepe para conseguir ter uma melhor ideia do espaço.

Móveis
regra geral: evite excessos! Para residências em que a sala é pequena, o conselho é usar apenas um sofá de dois ou três lugares e se utilizar de outros objetos, como puffs e chaise-longue.

Mesa de centro só se houver espaço e não for atrapalhar. Ela serve, na verdade, para colocar algum livro, um copo ou para facilitar o acesso a objetos e não como área de decoração.

Luz
A luz branca consegue ser mais fiel aos tons e é melhor para leitura. Já a amarela atrapalha na hora de ver as cores. Se o seu teto tiver até 2,5m não use lustre pendentes e escolha aqueles rentes ao teto para não achatar mais o ambiente. Asluminárias de chão dão a impressão de alongar o cômodo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário